Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Restart decora autocarro para Cin-Remake 09


A Restart foi uma das instituições convidadas a participar no CIN RE-MAKE'09, um projecto que, entre os dias 26 de Outubro e 26 de Novembro, vai encher de cor e design os transportes públicos de Lisboa e Porto.

Quatro autocarros, da STCP e Carris, e quatro carruagens do Metro de Lisboa e do Porto foram as "telas" distribuídas «pela CIN a alunos de universidades de arquitectura e design do país que tiveram como desafio "transformar estes transportes públicos em obras de arte, conjugando cor com diferentes géneros musicais". Depois do sucesso e impacto da edição de 2008, fez com que a CIN apostasse na continuidade e expansão deste projecto em 2009, alargando-o ao Porto e ampliando-o na quantidade e tipologia de transportes públicos. Assim, autocarros da Carris, metro de Lisboa e transportes da STCP do Porto “combinam a cor e a música numa simbiose de efeitos muitos originais. Numa tentativa de mostrar “aquilo que a cor permite alcançar”, foram dados aos estudantes os transportes para redesenhar como “uma tela de arte”.

Restart, IADE, Faculdade de Arquitectura de Lisboa, ETIC, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, Universidade Católica Portuguesa do Porto - Escola de Artes, Som e Imagem, e Escola Superior Artística do Porto; são as escolas e universidades convidadas para a criatividade deste projecto em 2009.

À Restart enquanto instituições de ensino convidada, foram atribuídas as temáticas, Green Etnic e Yellow Pop, projectos que foram desenvolvidos por alunos do curso de Design Gráfico e New Media da escola. Infelizmente apenas a Green Etnic saiu à rua, visto a organização ter restringido a um
projecto por escola. 


Projectos Restart

Green Etnic, projecto de Inês Tafoy e Joana Oliveira

Partindo do universo Green Etnic e do código de cores da CIN que nos foram apresentadas, a ideia era criar um grafismo baseado na construção e mistura de padrões.

"Green" remete para o contexto da natureza e "Etnic" para a convivência e fusão de elementos diferentes no mesmo espaço.

Assim, a natureza e o mundo animal surgiram como fontes de inspiração e referências. Observámos padrões, linhas que se repetem e vão fluindo presentes em plantas, árvores e fósseis, assim como, pele de crocodilo e asas de borboletas. Depois da análise destes elementos criámos o nosso próprio "padrão" que pretende assumir-se como uma verdadeira "selva" preenchida de elementos que se vão integrando e fluindo ao longo do veículo. O autocarro "green etnic" pretende deixar um rasto de "ar fresco" em plena cidade, tornando-a ainda mais étnica.


 

 

 

 

 

Yellow Pop, projecto de Tito Santana e Sara Osório
Representação caótica de uma vivência em transportes públicos”

Juntando o gosto pela ilustração a episódios caricatos que, diariamente, acontecem num transporte público, este projecto procura criar histórias e personagens que permitem, a quem olha, analisar os vários estereótipos que frequentam este tipo de transporte, observar diferentes aventuras e absorver toda a dinâmica visual criada pela situação de caos representada.
O humor está sempre presente de modo a procurar mudar o espírito quotidiano de quem entra nesta viagem e despertar a curiosidade de outros que não utilizariam um meio de transporte público noutra situação.